INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 16/2009 - SAT, DE 26 DE OUTUBRO DE 2009.

(PUBLICADA NO DOE de 29.10.09)

 

Este texto não substitui o publicado no DOE.

 

ALTERAÇÃO: Instrução de Serviço nº 019/09-SAT, de 22.12.09 (DOE de 28.12.09);

 

NOTA: Texto atualizado, consolidado.

Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados relativamente à suspensão de ofício do contribuinte, nos termos da Instrução Normativa nº 946/09-GSF.

O SUPERINTENDENTE DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, no uso de suas atribuições,  tendo em vista o disposto nos arts. 28 e 29 da Instrução Normativa nº 946/09-GSF, de 7 de abril de 2009, no art. 3º Instrução Normativa nº 951/09-GSF, de 10 de junho de 2009, e a necessidade de disciplinar os atos, no âmbito do cadastro estadual, que dependam de procedimento administrativo próprio, resolve baixar a seguinte

 

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO:

 

Art. 1º Para as hipóteses de suspensão do cadastro do contribuinte previstas nos incisos I ao V do caput e nos §§ 2º e 4º, todos do art. 29 da Instrução Normativa nº 946/09-GSF, de 7 de abril de 2009, a Delegacia Regional de Fiscalização em cuja circunscrição localizar-se o estabelecimento do contribuinte, deverá adotar os procedimentos constantes desta instrução.

Art. 2º Após análise das situações ensejadoras da suspensão, a Delegacia Regional de Fiscalização abrirá um processo administrativo mensal, onde deverão ser anexados todos os documentos que fundamentaram as suspensões realizadas durante o mês.

§ 1º A critério do Delegado Regional, poderá ser aberto processo administrativo mensal distinto em outras unidades da Delegacia visando a melhor operacionalização da suspensão cadastral.

§ 2º O processo de que fala o caput deverá estar instruído, relativamente a cada contribuinte suspenso, com:

I - “Relatório Circunstanciado”, conforme modelo constante do Anexo Único desta instrução, devidamente assinado e com a manifestação do vistoriador, contendo relato pormenorizado da ocorrência da irregularidade ou, ainda, outro tipo de relatório adequado para relatar a circunstância ocasionadora da suspensão;

II - cópia da notificação enviada ao contribuinte para conhecimento do despacho de suspensão;

NOTA: Redação com vigência de 29.10.09 a 27.12.09.

CONFERIDA NOVA REDAÇÃO AO INCISO II DO § 2º DO ART. 2º PELO ART. 1º DA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 19/09-SAT, DE 22.12.09 - VIGÊNCIA: 28.12.09.

II - cópia da notificação enviada ao contribuinte para conhecimento do despacho de suspensão, quando for o caso;

III - “Comprovante de Homologação”, conforme modelo residente no sistema informatizado da Secretaria da Fazenda.

Art. 3º O despacho de suspensão será levado ao conhecimento do contribuinte ou seu representante legal, mediante notificação, devidamente datada e assinada, para este, no prazo não superior a 5 (cinco) dias contados do recebimento, sanar a irregularidade apontada no “Relatório Circunstanciado”.

O § 1º VIGOROU COMO PARÁGRA ÚNICO ATÉ 28.12.09, QUANDO FOI RENUMERADO PELO ART. 2º DA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 19/09-SAT, DE 22.12.09.

§ 1º No despacho de suspensão deverá constar, além da fundamentação do ato, o número do processo gerado para o contribuinte suspenso.

ACRESCIDO O § 2º AO ART. 3º PELO ART. 1º DA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 19/09-SAT, DE 22.12.09 - VIGÊNCIA: 28.12.09.

§ 2º Excetuam-se das disposições do caput as hipóteses de suspensão previstas no inciso III do art. 29 da Instrução Normativa nº 946/09-GSF.

Art. 4º Não sendo sanada a irregularidade, será implementada a suspensão mediante a emissão, no sistema informatizado da SEFAZ, do “Comprovante de Homologação” pelo titular da Delegacia Regional, pelo responsável pelo setor de cadastro ou, mediante delegação destes, por outro servidor do quadro fiscal especialmente designado para tal fim.

Art. 5º A inscrição cadastral deverá ser imediatamente reativada se o contribuinte sanar a irregularidade que motivou a suspensão, situação em que o processo:

I - quando individualizado, deverá ser arquivado mediante determinação da autoridade fazendária competente;

II - quando formalizado mensalmente, nos termos do caput do art. 2º, os documentos referentes ao contribuinte deverão ser desentranhados para formalização de um processo em apartado e arquivado nos moldes do inciso I.

Art. 6º Esta instrução entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO SUPERINTENDENTE DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, em Goiânia, aos 26 dias do mês de outubro de 2009.

 

PAULO DE AGUIAR ALMEIDA

Superintendente


ANEXO ÚNICO

 

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO

 

1 – IDENTIFICAÇÃO

 

 INSCRIÇÃO ESTADUAL:______________________________                                          CNPJ:___________________________________________________

 NOME OU RAZÃO SOCIAL: ________________________________________________________________________________________________________

 ENDEREÇO : _____________________________________________________________________________________________________________________

SETOR:__________________________________________________________              MUNICÍPIO:_______________________________________________

 

2 – MOTIVO DA VISITA                                                                                               

 

(      ) NOTIFICAÇÃO

(      ) CONTRIBUINTE SEM CONTADOR

(      ) DPI’S ZERADAS OU OMISSÃO DE ENTREGA DE DPI’S

(      ) OUTROS        

3 – INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL DO ESTABELECIMENTO

 

EMPRESA LOCALIZADA NO ENDEREÇO CONSTANTE DOS DADOS CADASTRAIS?                               SIM (       )                      NÃO (       )

CONSTA NO IMÓVEL PLACA INDICATIVA DE ALUGUEL OU VENDA?                                                                  SIM (       )                      NÃO (       )

4 – INFORMAÇÕES DE TERCEIROS

 

BUSCOU INFORMAÇÕES COM VIZINHOS/PROPRIETÁRIO DO IMOVEL?                                                SIM (      )                      NÃO (       )

A EMPRESA EM QUESTÃO ENCONTRA-SE FECHADA?                                                                                         SIM (      )                      NÃO (       )

HÁ QUANTO TEMPO?____________________________________

INFORMOU MUDANÇA DE ENDEREÇO / NOVO ENDEREÇO?                                                                                SIM (       )                      NÃO (       )

ENDEREÇO CORRETO:________________________________________________________________________________________________                         

 

5 - EXISTÊNCIA DE OUTRO ESTABELECIMENTO NO LOCAL

 

EXISTE OUTRO ESTABELECIMENTO NO MESMO LOCAL?                                                                                    SIM (       )                     NÃO (       )

POSSUI INSCRIÇÃO ESTADUAL?                                                                                                                                         SIM (       )                     NÃO (       )

QUAL O NÚMERO DA INSCRIÇÃO ESTADUAL / CPF? ___________________________________________________________________

QUAL A SUA RAZÃO SOCIAL? __________________________________________________________________________________

6 – INFORMAÇÕES DO CONTABILISTA

 

POSSUI CONTABILISTA CADASTRADO?                                                                                                              SIM (      )                      NÃO (       )    

BUSCOU INFORMAÇÕES COM CONTABILISTA DA EMPRESA?                                                                            SIM (      )                      NÃO (       )

DOCUMENTOS E LIVROS FISCAIS ESTÃO EM PODER DO CONTABILISTA?                                                          SIM (      )                      NÃO (       )        

A EMPRESA EM QUESTÃO ENCONTRA-SE FECHADA?                                                                                         SIM (      )                      NÃO (       )

HÁ QUANTO TEMPO?____________________________________

INFORMOU MUDANÇA DE ENDEREÇO / NOVO ENDEREÇO?                                                                                SIM (       )                      NÃO (       )

ENDEREÇO CORRETO:_______________________________________________________________________________________________

7 – RESULTADO DA VISITA

 

FAVORÁVEL À SUSPENSÃO POR NÃO LOCALIZAÇÃO DO CONTRIBUINTE NO ENDEREÇO CONSTANTE DOS DADOS CADASTRAIS?

                                                                                                                                                                                            SIM (      )                      NÃO (      )   

OBSERVAÇÕES/RESSALVA___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Declaro que as informações prestadas acima foram levantadas por mim,

e que representam a verdade.

_________________________________                                                                     _______________________________________

            ASS. E MATRICULA VISTORIADOR                                                                                                                                         VISTO E MATRICULA AUDITOR RESPONSÁVEL

 

LOCAL E DATA: ________________________ ,  ______ / _______ /______________.

 

                                                                                                                                                                                                         ___________________________________________________________

HORÁRIO DA VISITA:__________:___________                                                                                                                                VISTO MATRICULA RESP. SETOR CADASTRO